Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Esfirra de carne


Quem não gosta de uma esfirra quentinha e bem recheada?! Eu adoro e resolvi fazer aqui em casa para matar a vontade e a saudade desse salgado. Eu fiz de carne, mas cada um pode fazer com o recheio que quiser. Inclusive essa massa também serve para fazer enroladinho.

Esfirra de carne

Ingredientes:

Para a massa:
100ml de água morna
5ml de óleo
1 colher (sopa) de açúcar
1/2 colher (sopa) de sal
1 colher (sopa) de fermento biológico seco (aquele fermento utilizado para fazer pão)
2 xícaras (240ml) de farinha de trigo

Para o recheio:
300grs de carne moída
1 cebola picada
1 tablete de caldo de carne ou costela
1 colher (sopa) de salsinha picada
1 colher (sopa) azeite
Sal e pimenta moída a gosto


Modo de fazer: primeiro fazemos o recheio, para que dê tempo de esfriar antes de montar a esfirra. Em uma panela coloque o azeite e refogue a cebola. 


Em seguida coloque a carne moída, o sal e a pimenta moída. 


Mexa para misturar tudo e assim que começar a soltar água coloque o tablete de caldo de carne. Deixe fritar e mexa de vez em quando, até a água diminuir bem. Assim que estiver bem fritinho desligue o fogo e coloque a salsinha picada. Reserve e deixe esfriar. 


OBS: fiz com o que tinha em casa nesse dia, mas cada um pode dar o toque que quiser no seu recheio, colocar tomate, azeitona, pimentão, o que preferir. 

Em uma tigela misture o óleo, o açúcar, o sal e o fermento, mexa um pouco e junte a água morna. Em seguida junte a farinha de trigo, colocando aos poucos e misturando com as pontas dos dedos mesmo, não é preciso sovar muito, só alisar a massa. 


Com a massa pronta e o recheio frio, é hora de montar as esfirras. Pegue um pedaço da massa e faça uma bolinha, depois abra essa bolinha com os dedos, coloque o recheio e modele. Comecei abrindo a massa com os dedos e depois usei o rolo e confesso que ficou mais fácil fazer as esfirras com ele.








Também fiz algumas esfirras abertas para ver se daria certo, mas as esfirras fechadas ficaram mais gostosas. Assim que fechar a esfirra, coloque na assadeira anti-aderente com o lado em que fechou para baixo e na parte que ficou virada para cima pincele com
gema de ovo. A esfirra aberta não precisa pincelar. Pré-aqueça o forno médio (200°) por 10 minutos e coloque as esfirras. Assim que elas dourarem já estão prontas. Agora é só deliciar sua obra de arte.






 Bom lanche para todos.

Evelyn Omar








Nenhum comentário:

Postar um comentário